O Tênis Ideal para cada Atividade Física

O Tênis Ideal para cada Atividade Física

Praticar exercícios físicos é uma verdadeira necessidade, principalmente para manter a saúde em dia. Independente de ser no começo da manhã ou no final da noite, fazer com que o corpo se mexa será importante para evitar problemas a longo prazo. No entanto, você deve saber qual o tênis ideal para cada tipo de atividade física.

Os nossos pés são os principais responsáveis por sustentar o peso do corpo. Sendo assim, merecem receber uma atenção especial, a fim de evitar possíveis contusões e, também, outros problemas que possam causar algum mal estar ao longo dos dias. Por isso, conheça os calçados adequados para praticar atividades físicas sem peso na consciência.

Você ainda pode combinar seu tênis com um lindo macacão fitness para arrasar enquanto se exercita!

Por que os tênis devem ser diferentes?

Todos os tênis que são encontrados no mercado apresentam alguma diferença. Se você pretende jogar futebol, não deverá comprar o mesmo tipo de calçado que seria utilizado em um jogo de vôlei. Cada um deles possui uma especificação diferente e, consequentemente, protegerá o praticante dos impactos da atividade física escolhida.

O tênis de corrida, por exemplo, possui uma curvatura que se volta para cima, o que facilita a rolagem do pé para a parte dianteira do calçado. No entanto, o tênis para musculação possui um solado um pouco mais plano, visto que seu objetivo é manter a estrutura do corpo estável, evitando possíveis acidentes ao longo das execuções de movimentos.

Quais os benefícios da utilização do tênis certo?

Os principais benefícios que envolvem a compra de um bom calçado estão diretamente relacionados com uma melhora significativa na postura, bem como a ampliação do padrão de movimento. Sendo assim, os desenvolvedores do tênis buscam se adaptar aos tipos de esporte e escolher o melhor tecido para a execução de movimentos.

A maior parte dos tênis de corrida estão mais voltados para o amortecimento de impacto. Isso faz com que o atleta tenha uma maior liberdade nas pistas, além de proporcionar um maior conforto na hora de correr. Os tênis para musculação são diferentes, pois possuem uma estrutura mais baixa e acomodam melhor a coluna e os quadris.

A corrida é um esporte de alto impacto, o que faz com que a sua necessidade estrutural seja completamente diferente de outras atividades. Isso quer dizer que, quando falamos dos benefícios das trocas de tênis, devemos nos lembrar da função de cada grupo muscular e de como eles devem ficar bem acomodados para evitar possíveis lesões ou acidentes mais graves.

Qual o tipo de tênis para cada atividade física?

Agora que você já sabe o porquê da necessidade de escolher tênis diferentes para as suas atividades físicas, está na hora de compreender quais os modelos mais adequados. Assim, lesões e acidentes serão evitados com muito mais facilidade.

Academia

Os principais requisitos que precisam ser observados na hora de comprar esse tipo de tênis são o conforto e a estabilidade do calçado em relação ao solo. Sendo assim, sempre que possível, experimente o seu tênis em uma loja para saber como ele ficará encaixado no pé e se há algum possível desconforto.

Na maior parte dos casos, os modelos são feitos à base de couro e, também, nylon, visando oferecer uma maior estabilidade e adaptabilidade ao pé do usuário. Assim, a sustentação estará garantida ao mesmo tempo em que o ar poderá circular de maneira simples e sem grandes dores de cabeça.

O solado do tênis para academia é aquele com maior rigidez, feito com materiais que garantem uma boa aderência em relação ao solo. Na maior parte das vezes, a prática da musculação pode estar relacionado com outras atividades físicas e, por isso, seu calçado precisa ser o mais completo possível.

Corrida

Quando falamos de corrida, é necessário escolher o melhor tênis, já que o esporte se configura como sendo de alto impacto. A maior parte dos modelos vendida no mercado garante um maior amortecimento, fazendo com que os pés fiquem confortáveis e evite possíveis lesões.

Molas que são muito separadas umas das outras e os solados mais altos na parte do calcanhar precisam ser deixados de lado imediatamente. Isso causará desequilíbrio e quedas durante a prática do esporte. Além disso, também observe qual é o seu tipo de pisada na hora de escolher o calçado.

Pedalada

Se você está pensando em começar a andar de bicicleta, seja apenas para dar uma volta e sentir um pouco de vento no rosto, seja para começar a praticar esportes mais complexos, é importante que escolha o tênis mais adequado para o seu caso. As sapatilhas para ciclismo são as mais indicadas.

Isso porque elas possuem um encaixe específico, que se enquadra perfeitamente no pedal da bicicleta, até mesmo nas bikes voltadas para spinning. Assim, elas empurram o pé para a parte inferior, mas também puxam para cima, facilitando os movimentos. Assim, o acionamento muscular é feito de uma maneira mais adequada.

Futebol

Se você não gosta de musculação, mas ainda assim quer praticar um esporte para colocar a saúde em dia, não se preocupe. Jogar futebol é uma ótima solução, até mesmo para fugir do tédio. Em casos como esse, é importante escolher um tênis com travas do tamanho adequado, fazendo com que os pés do jogador ganhem firmeza no solo.

Levando em consideração a forma de chutar as bolas, necessitando de uma maior precisão, os modelos de tênis da modalidade esportiva precisam ter cadarços localizados nas laterais. A prática de crossfit, outra modalidade que ganhou muito público nos últimos anos, também exigirá cuidados especiais.

Crossfit

Também existe um modelo certo para quem quer praticar crossfit. Para que as lesões sejam evitadas e os benefícios aproveitados por todas as pessoas, é necessário escolher um tipo de tênis com maior estabilidade, oferecendo suporte ao tornozelo. Sendo assim, um calçado ideal irá oferecer segurança e uma boa execução dos movimentos.

Vôlei

Independente de ser praticado de forma amadora ou profissional, o vôlei irá exigir muita disciplina e fortalecimento muscular, bem como o alongamento do grupo de músculos. Por isso, a fim de diminuir o impacto na ponta dos pés, é importante escolher os modelos com amortecimento reforçado na região anterior.


Quer mais dicas como esta? Não deixe de visitar a loja da Adriana Maria Mota!